Aprendendo fotografar na praia!

Oioi gente,

Não sei vocês, mas eu amo fotografia tanto ao apreciar uma bela foto, estudar fotografia e principalmente fotografar!  E ir pra praia e não querer tirar aquela fotinho pra fazer inveja para os que não estão curtindo o verão é quase impossível. Principalmente com as praias brasileiras, que são lindas, com o sol que banhando o mar e a vegetação, tudo isso ajuda a compor cenários maravilhosos.

Ainda não sou profissional no assunto, mas para ajudar na tarefa de registrar este momento, tenho algumas dicas de como fotografar na praia.

ferias

1. Olhe para os pontos focais

Quem acha que fotografias na praia são sempre parecidas, engana-se.  A praia é um lugar repleto de oportunidades fotográficas. Mas para tanto é preciso ter a capacidade de olhar além do obvio. Por exemplo, enquanto muitas pessoas tiram fotos olhando para o mar, é interessante ir para beira da água e, em seguida, virar completamente (ficar de costa para o mar) e ver o que está em sua estrutura a partir desse ângulo. Um problema comum com as fotografias de paisagem da praia é que as pessoas capturam uma cena bonita, mas que não têm qualquer ponto de interesse. Assim o resultado pode ser bastante vazio e chato.

Uma sugestão é apontar a câmera para um lugar onde seus olhos sintam descanso. Você pode conseguir isto com um padrão na areia, um par de pegadas, a queda das ondas sobre uma pedra, etc. Você também pode olhar pequenas coisas que contam a “história” do passeio como sapatos à beira da água, castelos de areia, óculos de sol, protetor solar, etc.  Às vezes, é possível fazer fotos maravilhosas com este olhar e tornar o álbum de férias mais criativo.

2. O sincronismo é importante

O início e o final do dia podem apresentar as melhores oportunidades para fotografar na praia. Para começar, haverá menos gente nesses horários do dia, mas também você verá que, com o sol brilhando em ângulo diferente, você terá efeitos mais interessantes de sombras e cores, principalmente à noite quando a luz se torna muito quente.

3. Horizontes

Um dos problemas mais comuns na fotografia de praia é que, onde há amplos espaços abertos com um grande horizonte ininterrupto, o horizonte fica inclinado. É preciso atenção para manter o horizonte linear dentro de seu alvo. Como alternativa, considere colocar o seu horizonte fora do centro da foto. Assim você pode deixar a foto cortada.

4. Dias nublados e de tempestades

Experimente ir a praia nos dias de mau tempo. O mar tempestuoso, as nuvens ameaçadoras e dramáticas, os coqueiros balançando com ventos fortes podem criar cenários perfeitos para suas fotos. Mas não se arrisque!

5. Exposição

Um dos desafios de fotografar no verão na praia é que a paisagem pode está incrivelmente brilhante e sua câmera acaba deixando suas fotos com muita luminosidade se você está fotografado no modo Auto. Se sua câmera tiver um modo manual, pode valer a pena “brincar” com ele na praia e experimentar diferentes níveis de exposição. Para obter melhores resultados, você pode tirar uma foto com um ponto e depois expô-la por mais de um ponto ou dois. O resultado dependerá de cada situação, especialmente se você tem áreas com sombra, bem como brilhantes.

6. Uso do Flash

Se você está fotografando as pessoas na praia como um retrato, você vai descobrir que quase sempre elas aparecem com sombras (muitas vezes devido a chapéus, óculos, nariz, etc). Para eliminar as sombras e melhorar a iluminação da foto, ligue o flash. Isto é importante, principalmente, quando se fotografa contra o sol. Sem o uso do flash, é possível que só aparece a silhueta do objeto fotografado. Se os seus assuntos aparecem superexpostos na foto e você não pode diminuir a intensidade do flash, tente mover seu assunto um pouco para trás e usar o zoom para obter uma definição mais rigorosa, pois isso diminuirá o impacto do flash. Como de costume – experimentação é a chave.

7. Preto e Branco

Você também pode experimentar fazer uma produção fotográfica em preto e branco e ver qual o impacto que ela gera em uma foto. Há algo sobre a fotografia em preto e branco na praia que muda completamente o humor e a sensação do alvo. É também uma ótima maneira de trazer vida a cenas de praia em dias nublados que muitas vezes pode deixar uma cena da praia parecendo um pouco sem cor.

Por hoje é só galera! Coloquem em prática e mandem ver nas melhores fotos que podemos apreciar com o marzão, sol, areia e verão! 😉

Anúncios
Categorias: Dicas, Praia, Viagem | Tags: , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.